Campanha de conscientização lançada pela ONG Ambientalista Heal the bay da California, que tem como objetivo mostrar o ciclo de vida das sacolas plástica, para que as mesmas sejam banidas não só do estado da California que utiliza 19 bilhões de sacolas por ano, como também em todo o planeta. O vídeo é irônico (quase uma sátira...
A protagonista, “uma das criaturas mais ilustres e espertas da selva de asfalto”, é acompanhada desde o momento em que é adquirida por uma família, em um supermercado, até o que o narrador chama de “seu lar”, o oceano Pacífico.
A princípio, ela voa pelas ruas sem destino certo e o vento se torna um grande aliado em sua vasta jornada. No caminho, a sacolinha terá de enfrentar muitos inimigos, como zeladores de parques e animais prontos para estraçalhá-la.
Sobrevivendo a eles, ela percorre longas distâncias. Algumas ficam presas em árvores e arbustos no meio do caminho e seu destino se encerra por ali. Mas a guerreira sacolinha do vídeo consegue encontrar um rio, pelo qual bóia em direção a volumes maiores de água.
Finalmente ela chega ao oceano! Agora, seu último desafio é evitar ser comida pelos animais marinhos que a confundem com alimentos. Como uma legítima sobrevivente, ela percorre mais centenas de quilômetros até encontra a grande comunidade de milhões de toneladas de plástico – que já tem o dobro do tamanho do Texas – no meio do oceano Pacífico!
Ali ela poderá viver indefinidamente, até ser quebrada em pedaços cada vez menores e ser incorporada à cadeia alimentar de milhares de seres marinhos, completando seu ciclo de vida.
Você também pode fazer sua parte,reduzindo o número de sacolas utilizadas no seu dia-a-dia e cada uma que você recusar registre no site:
http://planetasustentavel.abril.com.br/especiais/sacolas-descartaveis/
O Documentário está disponível no site:
http://www.youtube.com/watch?v=GLgh9h2ePYw
Estarei de volta sexta com novos modelos!!